Você sabe o que é Inteligência Artificial (IA)?
A Inteligência Artificial (IA) é um conceito da programação que se refere, de modo geral, à capacidade das máquinas e sistemas digitais de realizarem tarefas de modo similar à dos humanos. Em outras palavras, a capacidade de “pensar” é definida pela velocidade de análise de dados e pela programação dos algoritmos.
Dentro desse processo, há dois tipos de aprendizagem: o machine learning (aprendizado de máquina) e o deep learning (aprendizado profundo). Representa a habilidade de criar algoritmos para que essas máquinas consigam fazer interpretação de dados e aprender, a partir dessa interpretação, a utilizar o aprendizado para resolver alguns problemas e tarefas, agir de uma maneira muito próxima a como o ser humano age.
O aprendizado profundo, por outro lado, é um avanço do aprendizado de máquina, já que essa tecnologia simula as redes neurais em um processo semelhante ao da inteligência humana. Nesse formato, o sistema consegue hierarquizar e compreender as informações de forma mais complexa e aprofundada. Com ele, a IA é capaz de aprender sem a necessidade de tanta interferência humana e reconhecer de forma mais assertiva imagens e falas.
Quais são os tipos de Inteligência Artificial?
Existem três tipos de inteligências artificiais:
- Inteligência Artificial Estreita (ANI);
- Inteligência Geral Artificial (AGI);
- Superinteligência Artificial (ASI).
Além disso são divididas em dois grupos:
- IA Fraca;
- IA Forte.
No grupo da IA Fraca está a Inteligência Artificial Estreita (ANI), também conhecida como Limitada. Esse tipo de IA se refere a sistemas treinados para cumprir uma única tarefa específica. Por exemplo: pilotar um veículo, pesquisar na Internet, jogar xadrez, assistentes virtuais (Siri e Alexa), entre outros.
Usa machine learning, deep learning e o processamento de linguagem natural para se autoaprimorar, porém não tem o mesmo desempenho nem versatilidade do cérebro humano.
No grupo da IA Forte, tem a Inteligência Geral Artificial (AGI) e a Superinteligência Artificial (ASI).
A Inteligência Geral Artificial (AGI) é focada em simular a inteligência humana, executa tarefas que são realizadas por uma pessoa, com capacidade de resolver várias tarefas diferentes, tomar decisões, resolver problemas e planejar o futuro. É possível adquirir conhecimentos a partir de experiências e entender estímulos diretos e indiretos, por exemplo, a diferença entre um rosto feliz ou triste.
Logo, a AGI supera a capacidade humana, pois será capaz de acessar e processar um grande volume dados em uma velocidade sobre-humana. Para isso, teria as seguintes habilidades:
- Pensamento abstrato;
- Conhecimento do contexto;
- Raciocínio lógico;
- Raciocínio de causa e efeito;
- Aprendizado por transferência;
- Percepção sensorial;
- Habilidades motoras finas;
- Compreensão da linguagem natural.
A Superinteligência Artificial (ASI) tem por objetivo superar a capacidade de inteligência do cérebro humano, demonstra poderes intelectuais sobre-humanos em praticamente toda área do conhecimento, incluindo a ciência, a criatividade e as habilidades sociais.
A ASI é uma tecnologia ainda em desenvolvimento no mundo científico e, com ela, seria possível resolver cálculos complexos e humanamente impossíveis.
Veja 10 exemplos de Inteligência Artificial (IA)
ChatGPT é uma inteligência artificial ou chatbot online desenvolvido pela OpenAI.
O nome vem da combinação entre as palavras “Chat”, referindo a funcionalidade de chatbot e “GPT” a Generative Pre-trained Transformer, que é um tipo de modelagem de linguagem de programação.
O Bard é uma inteligência artificial experimental do Google. É um chatbot de IA com funcionalidades parecidas com o ChatGPT, que foi lançada em Julho de 2023.
Claude é um chatbot dito mais seguro e confiável, desenvolvido pela startup de inteligência artificial chamada Anthropic.
Bing IA Search é uma integração da tecnologia OpenAI no navegador bing da microsoft, que potencializa os recursos de pesquisa, deixando os resultados mais inteligentes e intuitivos.
AISEO ART é uma inteligência artificial geradora de artes e imagens. Você consegue criar imagens e artes realistas a partir de comandos de textos.
Beautiful.ai é uma inteligência artificial para criar e personalizar apresentações. Com muitos modelos de slides prontos e inteligentes a IA consegue montar apresentações rapidamente.
Chatsonic AI é uma inteligência artificial revolucionária que utiliza recursos GPT-4 e é uma alternativa gratuita para o ChatGPT.
A Synthesia é a primeira plataforma de geração de vídeo por IA. Crie vídeos profissionais sem microfones, câmeras ou atores.
O DALL·E 2 é um sistema de IA que pode criar imagens e arte realistas a partir de uma descrição em linguagem natural.
A Interior AI é uma inteligência artificial da AI Designer de Interiores do mundo.
Tire fotos do seu próprio interior e use o Interior AI para transformá-lo em um novo estilo. Obtenha inspiração de design de interiores e novas ideias para sua casa.
Conclusão
Em resumo podemos definir inteligência artificial como a capacidade das máquinas de pensarem como seres humanos (aprender, perceber e decidir quais caminhos a seguir).
A IA está por todos os lugares e não tem como mais fugirmos ou evitarmos, faz parte da próxima onda de inovação, trazendo grandes mudanças na maneira como pessoas e empresas se relacionam com a tecnologia, compartilham dados e tomam decisões.
[…] identificar as estratégias de marketing mais eficazes e acelerar seu crescimento de uma maneira inovadora e […]
[…] identificar as estratégias de marketing mais eficazes e acelerar seu crescimento de uma maneira inovadora e […]
[…] criar um bom Website são necessárias algumas ferramentas que irão depender, como vimos aqui, do conjunto de hipertextos. Tudo isso, será abordado em nosso […]