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Growth Hacking: O guia definitivo da metodologia para crescimento de negócios

Growth Hacking

O que é Growth Hacking?

Growth hacking é um termo abrangente para estratégias que se concentram em crescimento de negócios.

É bastante usado para startups em estágio inicial que precisam alcançar um crescimento maciço em um curto período de tempo com um orçamento pequeno.

O objetivo de uma estratégia de growth hacking geralmente é adquirir o maior número possível de usuários ou clientes gastando o mínimo possível.

O termo “growth hacking” foi apresentado em 2010 por Sean Ellis, fundador e CEO da GrowthHackers.

Growth Hacking

O que é um profissional Growth Hacker?

Um growth hacker é alguém que usa estratégias criativas e de baixo custo para ajudar as empresas a adquirir e reter clientes.

Os growth hackers podem também ser chamados de profissionais de marketing de crescimento, mas os growth hackers não são apenas profissionais de marketing, normalmente são profissionais com experiência e com bastante conhecimento sobre a empresa.

Qualquer pessoa envolvida com um produto ou serviço, incluindo gerentes de produto e engenheiros, provavelmente é um hacker iniciante.

Growth hackers tendem a ser obsessivos, curiosos e analíticos: 

  • O growth hacker se concentra apenas em estratégias relacionadas ao crescimento dos negócios. 
  • Eles formulam hipóteses, priorizam e testam estratégias inovadoras de crescimento.
  • Eles analisam e testam para ver o que funciona. 

O growth hacker ideal sabe como definir prioridades de crescimento, identificar canais de aquisição de clientes, medir o sucesso e escalar.

Como funciona o Growth Hacking?

Então, como funciona o growth hacking? A chave para toda empresa é descobrir por que você está crescendo e encontrar maneiras de fazer isso com propósito.

Muitas startups usam o funil pirata “Dave McClure” como uma receita de crescimento. São Aquisição, Ativação, Retenção, Recomendação e Receita (AARRR).

Outros incluem a conscientização como uma parte importante do growth hacking. De qualquer forma, o objetivo é obter tráfego e visitantes, converter visitantes em usuários e manter esses usuários como clientes satisfeitos.

Como dar start no Growth Hacking?

Saiba como as empresas podem começar a usar growth hacking. Primeiro, crie seu produto e teste-o para garantir que as pessoas o queiram e estejam dispostas a pagar por ele.

Isso ajudará você a coletar dados para entender suas principais personas de comprador e poder direcionar estratégias de marketing de crescimento de acordo.

Atualize seu produto regularmente e obtenha feedback constante dos clientes para saber sempre se está no caminho certo.

Ao mesmo tempo, comercialize seu produto para impulsionar o crescimento contínuo e acompanhar o sucesso desses resultados. Os testes A/B e outras técnicas de otimização de conversão são essenciais para um growth hacking eficaz.

Confira algumas estratégias de Growth Hacking.

A maioria das estratégias de growth hacking se enquadram em três áreas principais:

  1. Content marketing (Marketing de conteúdo)
  2. Product Marketing (Marketing de Produto)
  3. Advertising (Publicidade e Mídia Paga)

Dependendo da estratégia utilizada, o marketing de conteúdo pode ser uma forma de reduzir o custo de promoção do seu produto. As campanhas típicas de marketing de conteúdo incluem:

  • Criar um blog e gerar conteúdo valioso que possa ser compartilhado;
  • Guest posting (troca de conteúdos entre parceiros);
  • Criar conteúdo para redes sociais;
  • Desenvolver ebooks e materiais ricos;
  • Criar um Podcast;
  • Webinars e lives;
  • Conseguir parcerias com outros blogueiros ou pessoas influentes do segmento;
  • Juntar ou criar uma comunidade de pessoas;
  • Marketing de influenciadores;
  • Usar o email marketing para criar uma conexão mais forte com os usuários;
  • Aplicar técnicas de SEO para melhorar o seu posicionamento;
  • Ser listado em sites relevantes do seu segmento.

Marketing de Produto

O marketing do produto apresenta técnicas que tornam o seu produto necessário e atraente para os usuários. O principal objetivo deve ser a criação ou aumento de base de usuários. Confira algumas técnicas:

  • Técnica do FOMO (sigla para Fear of Missing Out / Medo de Perder) criando um sistema de inscrição só para convidados;
  • Gamificar o processo de inscrição ou participação no seu produto, oferecendo recompensas e tornando mais agradável esse processo;
  • Oferecer incentivos para quem indica ou convida usuários (Programa Eu conheço, Eu indico);
  • Marketing de afiliados com aplicação de marketing de conteúdos.

Os hackers de crescimento também podem usar publicidade social e publicidade paga por clique ( PPC ) para promover seus negócios.

No Growth Hacking a publicidade e mídia paga são essenciais para projetos de crescimento e promoção de negócios. A concorrência aumentou nos últimos anos e isso tornou a mídia paga uma das áreas mais importantes do Growth Hacking.

Mas para aplicar essas técnicas, primeiro temos que dividir em 3 bases principais, que são as seguintes:

  • Publicidade Social – Mídia paga em redes sociais (Meta Ads, Linkedind Ads, Instagram Ads, TikTok Ads, entre outros);
  • (PPC) Publicidade paga por clique – Mídia paga focada em cliques (Google Ads, Bing Ads, entre outros);
  • Remarketing – Campanhas focadas em seguir os usuários que interagem com seu produto mas ainda não estão prontos para comprar.

Cases de sucesso do Growth Hacking

Facebook – Através de uma análise comportamental dos perfis ativos, foi notado que todos os usuários que criaram uma nova conta e adicionaram 7 amigos nos primeiros 10 dias eram mais propensos a ficarem mais tempo ativos no site.

Sendo assim, a estratégia do Facebook foi criar funcionalidades para incentivar os novos usuários a adicionarem seus primeiros 7 amigos.

Dropbox – Foi criada uma recompensa de espaço adicional para usuários ativos que convidavam novos usuários.

Hotmail –  Que através de análises de relatórios dos emails de saídas, perceberam um hack simples que aumentou consideravelmente a criação de novas contas, foi adicionada uma linha no final do email incentivando as pessoas a se inscreverem em uma nova conta.

Quora – Um site de perguntas e respostas que teve problemas na aquisição de usuários, para ter relevância e ser lembrado buscou que pessoas influentes de certas áreas respondessem algumas questões, esse detalhe fez com que a ferramenta tivesse mais interesse popular e credibilidade.

Conclusão

Em conclusão, o Growth Hacking é uma abordagem inovadora e criativa para acelerar o crescimento de uma empresa.

Ele enfoca a experimentação rápida e o uso de métricas e dados para identificar as estratégias de marketing mais eficazes.

Em vez de seguir o caminho tradicional de gastar grandes quantidades em publicidade, o Growth Hacking busca encontrar maneiras eficientes e escaláveis de atrair novos clientes e aumentar a base de usuários.

O Growth Hacking envolve trabalhar com uma mentalidade de experimentação, testar ideias rapidamente e ser persistente na busca de soluções.

É importante que as empresas estejam dispostas a pensar fora da caixa e a testar novas estratégias, mesmo que elas não sejam convencionais. Além disso, o uso de métricas e análise de dados é fundamental para medir o sucesso e fazer ajustes constantes.

No geral, o Growth Hacking pode ser uma estratégia poderosa para empresas que buscam crescimento rápido e sustentável.

Com o foco em experimentação, métricas e dados, as empresas podem identificar as estratégias de marketing mais eficazes e acelerar seu crescimento de uma maneira inovadora e eficiente.

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