O que é Growth Hacking?
Growth hacking é um termo abrangente para estratégias que se concentram em crescimento de negócios.
É bastante usado para startups em estágio inicial que precisam alcançar um crescimento maciço em um curto período de tempo com um orçamento pequeno.
O objetivo de uma estratégia de growth hacking geralmente é adquirir o maior número possível de usuários ou clientes gastando o mínimo possível.
O termo “growth hacking” foi apresentado em 2010 por Sean Ellis, fundador e CEO da GrowthHackers.
O que é um profissional Growth Hacker?
Um growth hacker é alguém que usa estratégias criativas e de baixo custo para ajudar as empresas a adquirir e reter clientes.
Os growth hackers podem também ser chamados de profissionais de marketing de crescimento, mas os growth hackers não são apenas profissionais de marketing, normalmente são profissionais com experiência e com bastante conhecimento sobre a empresa.
Qualquer pessoa envolvida com um produto ou serviço, incluindo gerentes de produto e engenheiros, provavelmente é um hacker iniciante.
Growth hackers tendem a ser obsessivos, curiosos e analíticos:
- O growth hacker se concentra apenas em estratégias relacionadas ao crescimento dos negócios.
- Eles formulam hipóteses, priorizam e testam estratégias inovadoras de crescimento.
- Eles analisam e testam para ver o que funciona.
O growth hacker ideal sabe como definir prioridades de crescimento, identificar canais de aquisição de clientes, medir o sucesso e escalar.
Como funciona o Growth Hacking?
Então, como funciona o growth hacking? A chave para toda empresa é descobrir por que você está crescendo e encontrar maneiras de fazer isso com propósito.
Muitas startups usam o funil pirata “Dave McClure” como uma receita de crescimento. São Aquisição, Ativação, Retenção, Recomendação e Receita (AARRR).
Outros incluem a conscientização como uma parte importante do growth hacking. De qualquer forma, o objetivo é obter tráfego e visitantes, converter visitantes em usuários e manter esses usuários como clientes satisfeitos.
Como dar start no Growth Hacking?
Saiba como as empresas podem começar a usar growth hacking. Primeiro, crie seu produto e teste-o para garantir que as pessoas o queiram e estejam dispostas a pagar por ele.
Isso ajudará você a coletar dados para entender suas principais personas de comprador e poder direcionar estratégias de marketing de crescimento de acordo.
Atualize seu produto regularmente e obtenha feedback constante dos clientes para saber sempre se está no caminho certo.
Ao mesmo tempo, comercialize seu produto para impulsionar o crescimento contínuo e acompanhar o sucesso desses resultados. Os testes A/B e outras técnicas de otimização de conversão são essenciais para um growth hacking eficaz.
Confira algumas estratégias de Growth Hacking.
A maioria das estratégias de growth hacking se enquadram em três áreas principais:
- Content marketing (Marketing de conteúdo)
- Product Marketing (Marketing de Produto)
- Advertising (Publicidade e Mídia Paga)
Dependendo da estratégia utilizada, o marketing de conteúdo pode ser uma forma de reduzir o custo de promoção do seu produto. As campanhas típicas de marketing de conteúdo incluem:
- Criar um blog e gerar conteúdo valioso que possa ser compartilhado;
- Guest posting (troca de conteúdos entre parceiros);
- Criar conteúdo para redes sociais;
- Desenvolver ebooks e materiais ricos;
- Criar um Podcast;
- Webinars e lives;
- Conseguir parcerias com outros blogueiros ou pessoas influentes do segmento;
- Juntar ou criar uma comunidade de pessoas;
- Marketing de influenciadores;
- Usar o email marketing para criar uma conexão mais forte com os usuários;
- Aplicar técnicas de SEO para melhorar o seu posicionamento;
- Ser listado em sites relevantes do seu segmento.
Marketing de Produto
O marketing do produto apresenta técnicas que tornam o seu produto necessário e atraente para os usuários. O principal objetivo deve ser a criação ou aumento de base de usuários. Confira algumas técnicas:
- Técnica do FOMO (sigla para Fear of Missing Out / Medo de Perder) criando um sistema de inscrição só para convidados;
- Gamificar o processo de inscrição ou participação no seu produto, oferecendo recompensas e tornando mais agradável esse processo;
- Oferecer incentivos para quem indica ou convida usuários (Programa Eu conheço, Eu indico);
- Marketing de afiliados com aplicação de marketing de conteúdos.
Os hackers de crescimento também podem usar publicidade social e publicidade paga por clique ( PPC ) para promover seus negócios.
No Growth Hacking a publicidade e mídia paga são essenciais para projetos de crescimento e promoção de negócios. A concorrência aumentou nos últimos anos e isso tornou a mídia paga uma das áreas mais importantes do Growth Hacking.
Mas para aplicar essas técnicas, primeiro temos que dividir em 3 bases principais, que são as seguintes:
- Publicidade Social – Mídia paga em redes sociais (Meta Ads, Linkedind Ads, Instagram Ads, TikTok Ads, entre outros);
- (PPC) Publicidade paga por clique – Mídia paga focada em cliques (Google Ads, Bing Ads, entre outros);
- Remarketing – Campanhas focadas em seguir os usuários que interagem com seu produto mas ainda não estão prontos para comprar.
Cases de sucesso do Growth Hacking
Facebook – Através de uma análise comportamental dos perfis ativos, foi notado que todos os usuários que criaram uma nova conta e adicionaram 7 amigos nos primeiros 10 dias eram mais propensos a ficarem mais tempo ativos no site.
Sendo assim, a estratégia do Facebook foi criar funcionalidades para incentivar os novos usuários a adicionarem seus primeiros 7 amigos.
Dropbox – Foi criada uma recompensa de espaço adicional para usuários ativos que convidavam novos usuários.
Hotmail – Que através de análises de relatórios dos emails de saídas, perceberam um hack simples que aumentou consideravelmente a criação de novas contas, foi adicionada uma linha no final do email incentivando as pessoas a se inscreverem em uma nova conta.
Quora – Um site de perguntas e respostas que teve problemas na aquisição de usuários, para ter relevância e ser lembrado buscou que pessoas influentes de certas áreas respondessem algumas questões, esse detalhe fez com que a ferramenta tivesse mais interesse popular e credibilidade.
Conclusão
Em conclusão, o Growth Hacking é uma abordagem inovadora e criativa para acelerar o crescimento de uma empresa.
Ele enfoca a experimentação rápida e o uso de métricas e dados para identificar as estratégias de marketing mais eficazes.
Em vez de seguir o caminho tradicional de gastar grandes quantidades em publicidade, o Growth Hacking busca encontrar maneiras eficientes e escaláveis de atrair novos clientes e aumentar a base de usuários.
O Growth Hacking envolve trabalhar com uma mentalidade de experimentação, testar ideias rapidamente e ser persistente na busca de soluções.
É importante que as empresas estejam dispostas a pensar fora da caixa e a testar novas estratégias, mesmo que elas não sejam convencionais. Além disso, o uso de métricas e análise de dados é fundamental para medir o sucesso e fazer ajustes constantes.
No geral, o Growth Hacking pode ser uma estratégia poderosa para empresas que buscam crescimento rápido e sustentável.
Com o foco em experimentação, métricas e dados, as empresas podem identificar as estratégias de marketing mais eficazes e acelerar seu crescimento de uma maneira inovadora e eficiente.
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